Você sabe o que é um Ransomware?

Você sabe o que é um Ransomware?
Você sabe o que é um Ransomware?

Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário. Geralmente esse pagamento é solicitado em bitcoins.

Como ocorre a infecção?

O Ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:

  • Através de e-mails com código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link.
  • Explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.

O mais importante é EVITAR ser infectado.

Como evitar ser infectado por um ransomware?

Existem diversas maneiras de se prevenir contra esse código malicioso, vamos apresentar algumas delas para ajudar você a se prevenir.

  • Nunca clique em links não verificados. Evite clicar em links em e-mails de spam ou em sites desconhecidos. Seu computador pode ser infectado por downloads que são iniciados quando você clica em links maliciosos.
  • Não abra anexos de e-mails não confiáveis. Outra forma de um ransomware invadir seu computador é por meio de um anexo de e-mail. Portanto não abra anexos de e-mails de remetentes não confiáveis. Verifique quem é o remetente do e-mail e confirme se o endereço de e-mail está correto. Lembre-se de avaliar se um anexo parece legítimo antes de abri-lo. Se não tiver certeza, entre em contato com a pessoa que você acha que o enviou e confira de novo.
  • Faça downloads apenas de sites em que você confie. Para reduzir o risco de baixar um ransomware, não baixe softwares ou arquivos de mídia de sites desconhecidos.
  • Evite fornecer dados pessoais. Se você receber uma chamada, mensagem de texto ou e-mail de uma fonte não confiável pedindo informações pessoais, não as forneça de maneira alguma.

Faça backup dos seus dados

Se você sofrer um ataque de ransomware, seus dados permanecerão seguros se você tiver feito um backup. Lembre-se de manter todas as cópias em um disco rígido externo, mas certifique-se de desconectá-lo do computador quando não estiver em uso. Se o disco rígido estiver conectado durante um ataque de ransomware, esses dados também serão criptografados.

Além disso, as soluções de armazenamento em nuvem permitem reverter para versões anteriores dos seus arquivos. Portanto, se eles forem criptografados por ransomware, você deve conseguir recuperar a versão não criptografada pelo armazenamento na nuvem.